No passado dia 27 de Abril, na Biblioteca Vale do Este, as turmas do 7º M, 8ºG, 8º F, 9º E e 9ºF, foram presenteadas com um Teatro Debate: “Nem muito simples, nem demasiado complicado”, subordinado ao tema: relacionamentos e sexualidade, no âmbito do programa “Cuida-te”, com o apoio da IPDJ.
Foram quase duas horas de momentos magníficos e tão do agrado destes jovens, uma vez que retrataram temas bastante aliciantes e motivadores para os alunos desta faixa etária. Realizaram-se cinco curtas encenações de diferentes temáticas como: dificuldade em dar o primeiro passo quando dois jovens se gostam, como lidar com o ciúme, foi referido o problema da homossexualidade (aceitar a diferença), discutiram os procedimentos a ter no início de uma relação amorosa (fase do encantamento), dicas para a preparação da primeira experiência de uma relação sexual, etc…
Esta peça teatral foi bastante inovadora, porque os alunos interagiam com os atores, abordando sobre o mesmo tema diferentes perspetivas comportamentais, bem como diferentes soluções para as resolver e, ao mesmo tempo, entravam na encenação, tornando-se atores intervenientes, em que tentavam defender o seu ponto de vista.
Ficou bem clara a ideia que a palavra chave para que uma relação se mantenha é a palavra “comunicação”, ou seja comunicar é a base para ajudar a resolver da melhor forma qualquer situação.
Através desta, extraordinária, exibição teatral todos nós ficamos muito mais enriquecidos, informados e aprendemos muito para futuramente tomarmos decisões mais assertivas. Foi, francamente, um debate bastante proveitoso, uma vez que foram apresentadas diferentes propostas e diversas soluções para as tentar remediar, identificando dificuldades e decisões com que tantas vezes se deparam os nossos jovens. Para terminar, foi facultado o número da linha de telefone gratuito, onde se encontram técnicas especializadas nestes assuntos, para o qual os jovens devem ligar quando tiverem dúvidas nesta área.
Escusado será dizer que os alunos estiveram toda a sessão superconcentrados e motivados, porque este foi, indubitavelmente, um assunto que os cativou com a abordagem de situações práticas do seu quotidiano.
O nosso agradecimento especial aos atores Emílio Gomes, Mané e Ana Vargas pela excelente colaboração, envolvimento, e interpretação, porque deixaram esta grande plateia de alunos muito mais enriquecida e deu-lhes aso a uma maior abertura, no que concerne a estes temas.