Abril livros mil

De modo a promover o livro e a leitura, a biblioteca escolar de Arnoso desenvolveu durante uma semana algumas atividades, dirigida a todos os ciclos, em que os livros foram os elementos em destaque. Realizou-se uma montra de livros e filmes produzidos a partir deles, projetaram-se filmes (As crónicas de Narnia, Eragon, Principezinho), partilharam-se livros e leituras. Nesta última, a professora bibliotecária propôs a alguns alunos e professores que falassem de um livro que em alguma altura tivesse influenciado a forma de ser, viver e/ou ver o mundo de uma forma diferente.

Assim começamos com o professor Luís Cravo a apresentar um dos livros da biblioteca do seu pai – Fábulas Proibidas de Alberto Moravia; a Lara Gomes apresentou o Últimos suspiros da Casa dos Anjos de Daniel Marques Ferreira como dos livros mais bonito; e o Paulo Castro falou do que encontrou de tão especial no Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Nesta sessão as turmas convidadas foram o 8.ºD, o 8.ºE e o 9.ºF.

Dirigida aos alunos dos 3.ºC e 4.ºD, convidámos o professor Bráulio Vilaça que falou de um livro muito importante para os escuteiros Escotismo para Rapazes de Robert Stephensen Smith Baden-Powell (editado pela primeira vez em 1908), o Ângelo Ferreira (7.ºE) falou-nos de O Meu Irmão é um Super-Herói, a Beatriz Pereira (4.ºD) apresentou o livro História para Meninas e a Matilde Miranda (4.ºD) O Principezinho.

No dia 27 juntámos as turmas 5.ºE e 6.ºF. Para partilhar as leituras tivemos a professora Susana Ferreira que falou de um dos livros que a acompanha desde a infância, Contos de Fadas das Seleções do Reader’s Digest  (editado em 1970) e A noite escura de Bruno Munari; a Sara do (9.º F) que apresentou um livro de Ondjaki, Uma escuridão bonita; e a Diana que falou do Dragão da Luísa Ducla Soares.

Para terminar a semana, convidámos os alunos do Jardim de Infância do Altinho a virem à biblioteca para partilharmos algumas obras de António Mota. Assim, foi lida o conto A galinha medrosa às crianças e estas partilharam a Bruxa Castanha.

Foi sem dúvida uma semana fantástica em torno dos livros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s