De modo a promover o livro e a leitura, a biblioteca escolar de Arnoso desenvolveu durante uma semana algumas atividades, dirigida a todos os ciclos, em que os livros foram os elementos em destaque. Realizou-se uma montra de livros e filmes produzidos a partir deles, projetaram-se filmes (As crónicas de Narnia, Eragon, Principezinho), partilharam-se livros e leituras. Nesta última, a professora bibliotecária propôs a alguns alunos e professores que falassem de um livro que em alguma altura tivesse influenciado a forma de ser, viver e/ou ver o mundo de uma forma diferente.
Assim começamos com o professor Luís Cravo a apresentar um dos livros da biblioteca do seu pai – Fábulas Proibidas de Alberto Moravia; a Lara Gomes apresentou o Últimos suspiros da Casa dos Anjos de Daniel Marques Ferreira como dos livros mais bonito; e o Paulo Castro falou do que encontrou de tão especial no Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry. Nesta sessão as turmas convidadas foram o 8.ºD, o 8.ºE e o 9.ºF.
Dirigida aos alunos dos 3.ºC e 4.ºD, convidámos o professor Bráulio Vilaça que falou de um livro muito importante para os escuteiros Escotismo para Rapazes de Robert Stephensen Smith Baden-Powell (editado pela primeira vez em 1908), o Ângelo Ferreira (7.ºE) falou-nos de O Meu Irmão é um Super-Herói, a Beatriz Pereira (4.ºD) apresentou o livro História para Meninas e a Matilde Miranda (4.ºD) O Principezinho.
No dia 27 juntámos as turmas 5.ºE e 6.ºF. Para partilhar as leituras tivemos a professora Susana Ferreira que falou de um dos livros que a acompanha desde a infância, Contos de Fadas das Seleções do Reader’s Digest (editado em 1970) e A noite escura de Bruno Munari; a Sara do (9.º F) que apresentou um livro de Ondjaki, Uma escuridão bonita; e a Diana que falou do Dragão da Luísa Ducla Soares.
Para terminar a semana, convidámos os alunos do Jardim de Infância do Altinho a virem à biblioteca para partilharmos algumas obras de António Mota. Assim, foi lida o conto A galinha medrosa às crianças e estas partilharam a Bruxa Castanha.
Foi sem dúvida uma semana fantástica em torno dos livros.