Será a liberdade um tesouro?

No dia 28 de Abril, a Biblioteca da E.B. de Vale do Este acolheu a actividade “Será a liberdade um tesouro?”, alusiva à comemoração do Dia da Liberdade. Esta foi dinamizada pela Professora Paula Moretto e Filipa Pereira, docentes de História, na qual participaram os alunos do 4.º ano e a turma do 9.ºF.

Os alunos visualizaram situações comuns do nosso quotidiano atual e tentaram identificar aquelas que não seriam aceites pelo regime ditatorial do Estado Novo.

Partilharam ideias de conhecimentos já adquiridos e ficaram a conhecer restrições a atitudes e comportamentos tão naturais como, por exemplo, “beber uma coca-cola”, que nesta época não era permitido por ser um produto internacional.

Os alunos do 9.º ano presentearam os alunos mais novos com a leitura da obra “O Tesouro” de Manuel António Pina, que retrata o dia a dia da população portuguesa aquando da ditadura de Salazar. A obra está disponível on-line no Centro de Documentação do 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s