“DOCES INTERVALOS LITERÁRIOS”, NA EB CONDE DE ARNOSO

CELEBRANDO O DIA MUNDIAL DA LEITURA EM VOZ ALTA COM A 3ª EDIÇÃO DO PROJETO “DOCES INTERVALOS LITERÁRIOS”, NA EB CONDE DE ARNOSO

Dando continuidade ao objetivo a que se propôs no início do Projeto “Doces Intervalos Literários”, a Biblioteca Conde de Arnoso, celebrou o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta com mais uma edição dessa doce iniciativa.

No intervalo da manhã participaram alunos do 5º ano e uma docente do 2º Ciclo. Os alunos leram excertos do livro “O Pássaro da Cabeça”, de Manuel A. Pina e, a Professora Ana Paula Alves recomendou o livro “Gosto disto aqui”, de Kingsley Amis, suscitando interesse dos presentes, não só pela temática, mas pelas curiosidades partilhadas.

Da parte da tarde, a Equipa da BE contou com a participação do Sr. Presidente da Junta, o Sr. Jorge Amaral, que leu um poema de Manuel Alegre. Para representar os Auxiliares de Ação Educativa, foi convidada a D. Cristina Amaral, que se fez acompanhar pelas filhas. O livro escolhido foi “A Mel faz anos”, de Janey L. Jones. Numa e noutra apresentação foi sublinhado o valor da leitura, porque nas entrelinhas são veiculados valores essenciais para a educação.

Nesta edição, foram proporcionadas algumas surpresas e curiosidades, como é hábito. Sendo a Leitura o fio condutor do Projeto, também o bolo oferecido pelos elementos da Equipa da BE, foi pensado ao nível da sua forma/decoração. Na 1ª edição foi escolhido o verbo “Ler”, na 2ª edição “Ler +” e nesta 3ª edição “Entreler”, inspirado numa iniciativa do PNL. Pretende-se que no final do ano letivo estes verbos resultem numa fórmula química ou mágica, que aproximem

ainda mais os leitores dos livros e da Biblioteca Escolar. Note-se ainda que a ideia que envolveu o bolo “Entreler” baseou-se na citação de Rita Taborda Duarte, na obra “A verdadeira história de Alice”: “O livro é como um bolo, tem várias camadas e, depois da primeira dentada, pode haver vontade de trincar mais um bocadinho. Esta parte é só para os meninos mais gulosos: só deve fazê-la quem tiver muita vontade de brincar com o livro.”

Mais uma vez, o feedback foi bastante positivo, algo visível no acróstico que os docentes e convidados foram desafiados a preencher, fazendo um balanço e avaliação da iniciativa da Equipa da Biblioteca Escolar ao longo destas edições. Expressões como: “Observar a leitura com amor”; “Dotados de conhecimento; ”Emoções partilhadas”; “Sucessos”, “Saber”; “Viagens”, “Livros com vida”, entre outras, potenciam a vontade da Equipa da BE continuar a viabilizar contactos diversificados entre a leitura e os diferentes públicos-alvo, conjugando esforços e ampliando parcerias.

A PB Paula Meneses

Deixe um comentário