
pás·co·a
(latim Pascha, -ae, do hebraico pasach)
nome feminino
1. [Religião] Festa solene dos hebreus, celebrada no 14.º dia da lua de Março, em memória da sua saída do Egipto. (Geralmente com inicial maiúscula.)
2. [Religião] Festa dos cristãos em memória da ressurreição de Cristo. (Geralmente com inicial maiúscula.)
3. Época em que se comemora essa festa (ex.: férias de Páscoa). [Geralmente com inicial maiúscula.]
Palavras relacionadas:
domingo, ovo, cara, pentecostes, pascoal, pascoar, aleluia
.
“páscoa”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/p%C3%A1scoa [consultado em 05-04-2023].
A história da Páscoa contada por crianças
Ovos de páscoa
Na antiguidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e oferecer aos amigos. O ovo, para os povos antigos simbolizava o nascimento.
Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos nesta época, simbolizando a ressurreição e o nascimento para uma nova vida. Os ovos não eram comestíveis, como se conhece hoje. Era mais um presente simbólico.
O chocolate
As civilizações dos maias e astecas consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda. Na Europa, o chocolate aparece a partir do século XVI.
Já os bombons e ovos, como conhecemos, surgiram no século XX.
Os coelhos
A tradição do coelho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães em meados do século XVIII: o coelho “visitava” as crianças e “escondiam” os ovinhos para que elas os procurassem.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento, a vida. É também o símbolo da fertilidade e da abundância da vida.
Fonte: https://avosidade.com.br/diversao/voce-sabe-o-que-e-pascoa/