A 11.ª SEMANA DA LEITURA celebrada no Agrupamento de Escolas D. Maria II @DISTÂNCIA e… tão próxima de todos.

Numa iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, a Semana da Leitura 2021, que decorreu entre os dias 15 e 19 de março, foi vivida com tal profundidade que as palavras não serão suficientes para a sua descrição. Superando os constrangimentos pandémicos e assumindo que “Somos o que lemos”, desde o pré-escolar até ao 3.º ciclo, assistimos a manifestações em diferentes formatos para celebrar a Festa do Livro e a Leitura, agradecendo desde já a participação de todos.

A biblioteca da escola sede do Agrupamento de Escolas D. Maria II (AEDMII), conforme estava previsto para o ano anterior, retomou a realização e acolhimento da sessão de abertura que aconteceu às 15 horas do dia 15 de março. No evento que decorreu à distância, através da plataforma StreamYard com transmissão para o Youtube, estiveram presentes o Vereador da Educação e do Conhecimento, Leonel Rocha, o Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, António Pires, a Diretora do AEDMII, Cândida Pinto, e a madrinha do evento, a escritora Filipa Martins. Nesta sessão o tema da importância da leitura e do livro esteve presente em todas as intervenções, salientando-se que este deve ser considerado um bem de primeira necessidade.

Ao longo da semana foram realizadas várias atividades e destacam-se nomeadamente as sessões online com escritores, contadores de histórias e ilustradores, como Jorge Serafim (para toda a comunidade), Maria Teresa Maia Gonzalez (2.º e 3.º ciclos), Manuela Ribeiro (pré-escolar e 1.º ciclo), António Mota (EB Louro/Mouquim), Fedra Santos (EB Brufe). As três primeiras sessões utilizaram a plataforma StreamYard com transmissão para o Youtube e as outras recorreram a outras plataformas.  

O escritor e contador de histórias Jorge Serafim apresentou diferentes formatos de leitura que permitiram uma viagem tão emocionante quanto cativante. A conceituada escritora Maria Teresa Maia Gonzalez proporcionou momentos com alma e coração, sendo uma sessão inspiradora para a caminhada enquanto seres humanos. A escritora Manuela Ribeiro, apesar dos problemas técnicos, deliciou todos com vídeos personalizados e interagiu respondendo a todas as questões. O escritor António Mota cativou os alunos com as suas histórias. A ilustradora Fedra Santos proporcionou momentos criativos, criando personagens e cenários a partir de uma história imaginada pelos alunos, desenvolvendo um trabalho colaborativo.

Sem esquecer a iniciativa “Famalicão a Ler” no dia 18, que decorreu entre as 10h15 e as 10h30, num movimento sincronizado de leitura concelhia, em que a comunidade educativa do AEDMII participou com diferentes leituras e em diferentes formatos, de registar a motivação dada pelos educadores e professores, assim como a colaboração imprescindível dos encarregados de educação, em particular no pré-escolar, 1º e 2º ciclos, relativamente à gravação de leituras.

Muitas outras atividades foram desenvolvidas como leituras partilhadas, leituras de poemas de vários autores, leitura em família, leituras@com, apresentação de histórias sob a forma de teatro de fantoches, apresentação de livros e muito mais. 

            Continuaremos a ser o que lemos, sempre em diferentes formatos e em qualquer lugar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: