O Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha. Desta forma, o Oceanário de Lisboa esteve representado no agrupamento de escola D. Maria II pela formadora Daniela Teixeira com a ação Plasticologia Marinha.
Apesar do plástico ter uma variedade enorme de utilizações, de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem.
Esta ação envolveu os professores de uma forma ativa na formação de jovens conscientes e responsáveis, tornando-os agentes de mudança. Constituiu também uma mais-valia para os alunos, enquadrando o tema e sensibilizando para a necessidade urgente de redesenharmos a nossa relação com o plástico, agindo de forma a garantir um futuro sustentável e em equilíbrio com a natureza, através da alteração de comportamentos.
Daniela Teixeira
Outra voz…;)
“Aos oceanos chegam todos os anos cerca de 8 milhões de toneladas de plástico, com um impacto enorme nas espécies e ecossistemas marinhos.”
Todos sabemos que o plástico tem uma variedade enorme de utilizações, para além de ser um material útil, duradouro e versátil e que contribui em muitos domínios para o bem-estar humano. No entanto, é urgente alertar que o seu uso de forma descontrolada tem impacto negativo no planeta e no Homem. Por isso, é importante sensibilizar o público sobre a problemática do plástico nos oceanos e fornecer-lhes ferramentas para conseguirem minimizar o seu impacto a este nível, através da alteração de comportamentos.
O Oceanário de Lisboa pretende contribuir para elevar a literacia dos oceanos, em Portugal, promovendo o conhecimento dos oceanos e a vontade de contribuir para a sua conservação, tendo como base os valores da sustentabilidade e da necessidade de proteger a biodiversidade marinha.
Assim, o Oceanário de Lisboa desenvolveu sessões de educação ambiental nas escolas, dirigidas a jovens do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Os formadores Daniela e Justin estiveram já nas escolas de Vale do Este, Requião, Nine e Louro, seguindo-se a escola sede D. Maria II.
Os alunos visualizam e ouvem a teoria, com exemplos, que está na base da poluição dos oceanos. Depois, reúnem em grupo e identificam uma série de poluentes, entre outras atividades interativas magníficas. Pretende-se assim, modificar comportamentos, de modo a que sejam benéficos ao ambiente!
As apresentações foram, de facto, uma mais-valia para o conhecimento e discernimento na identificação de tudo aquilo que prejudica os nossos oceanos. Embora tenha havido algumas surpresas, os nossos alunos foram muito assertivos nas respostas e na participação em geral. Estamos confiantes de estarmos perante uma geração pró-ativa no que ao ambiente diz respeito!
(Artigo em construção)