“Acampamento solidário” – Projeto de empreendedorismo na EB Vale do Este

“Os alunos do 3º ano de escolaridade, turma C da Escola Básica de Vale do Este – Arnoso Santa Maria, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, realizaram, no fim de semana de 30 e 31 de maio um “Acampamento Solidário” concretizando assim o Projeto de Empreendedorismo que têm vindo a desenvolver, na sequência da implementação do Programa “Ter Ideias para Mudar o Mundo”, que integra a Oficina de Formação em Empreendedorismo promovida pela Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, desenvolvida pelo professor Bráulio Vilaça.

Os alunos realizaram um acampamento com recolha de bens alimentares para doar a famílias carenciadas do meio local, através da CSIF do Vale do Este, e concretizaram um programa em que efetuaram as atividades propostas no âmbito do projeto nomeadamente, oficinas de fabrico de fantoches, realização de trabalhos de Expressão Plástica, confeção de brinquedos e brincadeiras do tempo dos avós, danças e jogos de roda e de expressão corporal. Experimentaram ainda brincadeiras e jogos do tempo dos avós com brinquedos fornecidos pelos avós e outros elementos da comunidade local que os cederam à escola (o pião, a corda, as “corropias”, o carrinho de arame, o arco com gancheta, o pneu e o aro, o carrinho de rolamentos, a “moto” de madeira, o rapa, o tear manual, o carro de bois, a casinha de madeira, as bonecas de trapos, os berlindes …). Realizaram ainda um jogo de futebol no pavilhão da escola.

No sábado à noite, promoveram um Programa Recreativo que teve a adesão de muitos pais e da comunidade local que visitaram o acampamento, na Biblioteca da Escola, que ficou repleta. O programa constou da apresentação de um Teatro de Fantoches, um jogo de criatividade com os fantoches elaborados por cada um dos alunos e vários jogos de roda e de expressão que foram trabalhados ao longo do dia. Terminou-se o dia com uns doces e um chá ou café servido aos visitantes pela Biblioteca Escolar. No domingo ainda realizaram tiro com arco e com zarabatana e receberam a visita do Presidente da Junta de Freguesia, um dos colaboradores do projeto que visitou o acampamento e participou no encerramento.

Os alunos demonstraram elevado empenho, entusiasmo, colaboração e satisfação na realização deste projeto que nasceu no seio do grupo e cuja concretização contou também com vários colaboradores, nomeadamente dois dirigentes do Agrupamento 364 – Vale S. Cosme, do Corpo Nacional de Escutas que orientaram oficinas, cederam o material de campismo para o acampamento e orientaram a montagem e desmontagem das tendas, o Agrupamento de Escolas que cedeu o espaço, instalações e meios humanos para a confeção das refeições e a Biblioteca Escolar.

O projeto contou  ainda com a apresentação do teatro de fantoches às crianças do Pré-escolar e às restantes quatro turmas do 1º ciclo do ensino básico da escola e com a realização de uma Exposição de “Brincadeiras e brinquedos do tempo dos avós” bem como de brinquedos antigos de latão na Biblioteca da Escola, na semana de 8 a 12 de junho.”

Professor Bráulio Vilaça

Veja a exposição aqui.